segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Cenas de um fevereiro, e o final da novela o "Rei do Gado."

Bom, resolvi voltar. Acho que passarei um tempo aqui, gosto daqui. Às vezes leio poesias aflitas que querem sair de livros. Ou em. Ontem sonhei, esse sonho não vou contar, e sim, aquele que dizia que o livro estava longe: pensei na geografia do Brasil, na verdade só pensei em você. É a mesma rua de sabão preto, segunda viela numa terceira casa, abre sem janela. Só uma porta. Pedro que talvez nem exista, foi José aqui, Inácio sem o g., mas a alma continuava de João, marido daquela que não falava, só filhos tinha. Um na barriga agora. Oito nas minhas contas de anotadora de aluguel. A quinta era a Daniela, mas sua cabeça de porteiro do Morumbi não o deixava lembrar o nome. Por isso eu não a esqueci. Visitei a lembrança desta família nas vésperas de um aniversário num fevereiro qualquer, fui devã. Os ônibus não chegam lá, e as aulas de geografia explicam isso, me disse Milton Santos. Nesta época me diziam não comece suas resenhas com: Rousseau diz... “Rousseau, minha querida, não disse nada”, não pega bem tanta intimidade com ele. A geografia de uma grande cidade está toda ela nas placas dos ônibus. E no tempo de sua espera. A quinta casa era de seu José, porteiro, fazedor de filhos, e respondedor de perguntas de pesquisadoras confusas, a terceira casa era de Antonia, errei. Lá tinha um gato porque afinal a geladeira existe. E o sal sobra prus dois que agora são em dez. A água na bandeja é um convite que avizinha a amizade, laços precários. Nestes por horas de atraso me perdi. O anjo que cuidava da moça desesperou-se por não me encontrar. Um anjo era negro e o outro branco com pintas azuis. Alicio era meu cuidador chegou às seis da tarde esbaforido na porta do barraco. E disse, Alicio diz: Tem uvas, dani. As uvas, neste lugar, são saborosas, mas são vendidas muito mais baratas, sempre no final do dia comia. Meu anjo que me orientava. Nas horas vagas do trabalho ele me levava pra conhecer seus lugares. Bibliotecas, igrejas, vendas, tudo o que pudesse servir para tirá-lo de lá, ou a mim. A entrevista demorava 2 horas e a conversa começava com fatos vistos na novela pra que pudéssemos produzir vínculos... Tudo em questionário fechado, aberto., Mítico, a Ana que comia Hambúrguer, era nossa orientadora doutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu não sonhei, sonhei.